domingo, 11 de janeiro de 2015

Emagrecer, Emagrecimento Localizado...




Foto de Lúcia-Lima, Verbena, (Lippia Citriodora). Esta é muito pequena. A Verbena atinge o tamanho de árvore de pequeno porte. Planta referida no texto.


Este texto foi publicado, inicialmente, em Setembro de 2006. É transcrição da resposta a um mail que recebi...

Este texto aqui em baixo é transcrição da resposta a um mail que recebi.

Como introdução à sua republicação, uma recomendação fundamental:

Para emagrecer há um conjunto de coisas simples que se podem fazer e que funcionam, mas o fundamental é adoptar uma atitude... positiva mas persistente.

Se você quer mesmo emagrecer, para além dos cuidados recomendados aqui em baixo (e outros), tenha atenção à sua atitude psicológica. Ser persistente, saber levantar-se e recomeçar sempre que se justifique, fazer tudo de forma positiva e ACREDITANDO... ajuda muito. 
Com a atitude certa (e colocando a intenção... na água) até um copo de água bebido todos os dias à mesma hora permite emagrecer...

O texto que se segue (o original com alguns acrescentos) fornece, apenas, algumas achegas...

Há muitas coisas que se podem fazer para emagrecer, mas o emagrecimento localizado é mais difícil.
Apenas posso dar umas pistas:

Em primeiro lugar deve-se ter em atenção que "a barriguinha" de depois dos 50 se deve, as mais das vezes, a mau funcionamento da vesícula (que provoca inchaço, volume) quer nos homens quer nas mulheres. Os problemas de mau funcionamento da vesícula aparecem depois dos 35 (se não existirem antes, o que também é muito provável) e vão-se agravando com o passar dos anos.

Para esse problema o melhor remédio que conheço é o chá de folha de Boldo;
- o chá de Lúcia Lima (Lippia Citriodora) também é excelente;
- tomar uma colher de vinagre com meio copo de água, em jejum AJUUUDA imenso (ou comer coisas bem temperadas, bem envinagradas: saladas legumes cozidos)... .
O chá de Boldo é horrível (eu acho) mas muito eficiente nesses casos. Eu faço-o juntando também folha de alcachofra (para o fígado mas que torna o chá ainda mais horrível) e erva doce (anis verde) para melhorar o sabor e que é bom para o mau hálito e os gases.
O chá de Lúcia-Lima, Verbena, pelo contrário, é muito agradável...

Se não for o caso, se a vesícula funcionar na perfeição, então há que recorrer a vários outros "métodos":

Dieta: reduzir a quantidade de calorias ingeridas e reforçar os legumes reduzindo proteínas, gorduras e amidos. De preferência respeitar as incompatibilidades...

Fazer jejum, de vez em quando (ao menos uma vez por semana), pelo menos a uma refeição, substituindo-a por sumo ou chá é uma boa prática com muitas vantagens.

Um dos segredos para emagrecer é nunca se encher de comida; comer para se alimentar mas parar antes de ficar completamente saciado(a); outro dos segredos é comer muitas vezes, pouco de cada vez.

É sempre bom ajudar com um chá. Em qualquer Ervanária, Casa de produtos naturais, hipermercados, se compram boas misturas para emagrecer, mas há que ter cuidado porque algumas delas contêm laxantes e/ou diuréticos, pelo que esses chás devem ser consumidos moderadamente visto que o excesso de diuréticos ou de laxantes é prejudicial à saúde. Manter-se saudável é outro dos princípios básicos para conseguir emagrecer.
Há quem opte pelo CHÁ VERDE, tomado 3 ou 4 vezes ao dia antes e no intervalo das refeições e obtenha bons resultados. É uma boa opção! O chá verde compra-se até nos hipermercados.


Alecrim (Rosmarinus Officinalis L.), em flor. O Alecrim é excelente para emagrecer; superior ao chá verde, embora muito menos usado...

Também se pode usar um "corta apetite" cuja composição padrão é Glucomanano e/ou Agar-Agar (que aumenta de volume no estômago, e contém muitos nutrientes mas sem calorias).

Além disso e porque se pretende efeito localizado, é importante usar um creme de massagem para emagrecimento e massajar localmente.

E agora um "segredo" que estou a revelar em primeira mão: o alho é excelente para emagrecimento, inclusive localizado: 

- colocar uns quantos dentes de alho num frasco de vidro, cobrir com azeite ou óleo de gérmen de trigo (ou outro óleo se estes não forem possíveis), tapar o frasco e deixar em repouso durante 3 dias antes de usar. Depois é só aplicar uma pequena quantidade desse óleo ou azeite na área a tratar e massajar calmamente e demoradamente (10 minutos). Para além de emagrecer trata uma infinidade de coisas, incluindo micoses, varises... 

E mais uma achega recolhida dos comentários:

Olá.
Adorei o blog e os artigos.
Quanto a este artigo sobre a água oxigenada foi o que me despertou curiosidade.
O médico do meu sogro receitou-lhe como medicamento para emagrecer, tomar algumas gotinhas de água oxigenada num copo de água todas as manhãs. Ele realmente emagreceu.
Eu queria muito emagrecer 10 kilos.
Mas tenho medo que haja alguma contra-indicação em tomar 10 a 20 gotas de água oxigenada num copo de água por dia. Não fará mal ao estômago? e ao fígado?? Tenho medo de ficar doente. Será que me podias elucidar sobre estes pontos??
Obrigado!!!!

Parabéns pela iniciativa e força para continuar :)





Beringelas


A alcachofra e a beringela com limão também conseguem milagres no que concerne ao emagrecimento... para além de tratarem vários outros problemas de saúde; ou que podem transformar-se em problemas de saúde.



Foto de Alcachofra (Cynara scolymus). Trata fígado, vesícula, rins e permite emagrecer. Não pode ser consumida por mães a amamentar porque azeda o leite.


Para conseguir o resultado desejado (emagrecimento, localizado neste caso), também pode, e deve, fazer exercício físico, com especial insistência nos exercícios que reforcem a musculatura na zona que se pretende emagrecer...

O emagrecimento localizado é mais difícil e por isso é aconselhável usar vários "métodos", em conjunto, para melhor garantia de obter os efeitos desejados. Também por isso pode fazer as coisas "na desportiva", sem exagerar na dieta, nos exercícios, nas massagens... Opte por ir instalando esses "procedimentos" como hábito. É a melhor forma e a mais eficiente.

Se necessário, também pode optar pelos "queimadores de gorduras" como a L-carnitina (a salsaparrilha também é uma opção a considerar).

Nestas idades é preciso muita persistência e cuidado com os "suplementos" porque, em excesso, qualquer deles pode prejudicar mais do que ajudar; mudar de "tratamento regularmente é uma boa prática. É uma luta diária; sei bem o que isso é. Por isso indico várias opções que pode adoptar alternadamente, para não se cansar (nem cansar o organismo) com um único tratamento.
Mas a dieta (controlo de calorias ingeridas) e os exercícios físicos devem passar a ser um hábito diário, por pouco que seja o tempo usado.

Nota: O bom funcionamento do fígado é condição essencial nos problemas de colesterol. Se o fígado não funcionar bem não é possível eliminar o colesterol...

«»«»«»«»«»

Mais uma das minhas fotos:


«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
NÃO publico comentários com endereços de email.